Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.5/5 (77 votos)

ONLINE
1


Partilhe esta Página

 

Institucional

 

A Cooperativa

 

Estatuto Social

 

Diretoria

 

Estrutura

 

Área de Atuação

 

Segmentos de Atuação

 

Balanço Econômico, social e Ambiental

 

Nossa História

 

Nossa História em Fotos

 

Momento A 40 Anos

Fundadores

 

 

 

 

 

 

 






Total de visitas: 10447
Resíduos Sólidos
Resíduos Sólidos



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos

 

 

 

Resíduos Sólidos

Por definição, resíduo é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércios e residências.

Como resíduos encontramos o lixo, produzido de diversas formas, e todo aquele material que não pode ser jogado ao lixo, por ser altamente tóxico ou prejudicial ao meio ambiente.

Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o vidro, metais, etc.

Resíduos sólidos, como o nome diz, são materiais não aproveitados que se encontram no estado sólido.

Dentro dessa categoria encontram-se:

Resíduos do dia-a-dia de residências, escritórios e indústrias:papel, papelão, embalagens de diversos tipos, vidros, etc. Esse tipo de lixo, em sua maioria, é reciclável, especialmente se feita a coleta seletiva, que separa papel, plástico, vidro e metal.

Resíduos públicos: são resíduos provenientes das atividades de varrição de ruas e praças e de outras formas de limpeza pública. Nessa categoria enquadra-se também o entulho.

Resíduos especiais: são todos os resíduos que necessitam de tratamento especial; não podem e não devem ser tratados como lixo normal, pois possuem uma grande capacidade de dano ao ambiente e/ou à população. Nessa categoria encontram-se pilhas, lixo hospitalar, remédios velhos, resíduos radioativos e alguns tipos de resíduos provenientes de indústrias, especialmente metais pesados.

Resíduos líquidos são aqueles materiais não aproveitados que se encontram no estado líquido. Um dos principais tipos de resíduos líquidos é o proveniente da lixiviação dos materiais encontrados nos lixões e aterros sanitários, conhecido como chorume. A água, proveniente do próprio lixo ou da chuva, entra em contato com os diversos materiais do lixo e inicia-se um processo de reações químicas em cadeia. Ao final desse processo, várias substâncias tóxicas são formadas. Estas substâncias podem, por exemplo, se infiltrar no solo e contaminar o lençol freático, que é fonte de água de uma população próxima.

Dentro de resíduos líquidos, também podemos encontrar resíduos especiais, como por exemplo o mercúrio, usado nos garimpos brasileiros durante um bom tempo e até hoje utilizado em alguns locais. O mercúrio é altamente tóxico, especialmente aos organismos que vivem na água e que bebem dela.

Os resíduos gasosos resultam de reações químicas feitas pelas bactérias: fermentação aeróbia (com utilização de oxigênio) e anaeróbia (sem oxigênio).

Entre seus principais produtos, encontram-se o dióxido e carbono (CO2) e o metano (CH4). Essas bactérias utilizam especialmente o lixo proveniente de fontes orgânicas como substrato para suas reações.

Periculosidade dos Resíduos

Classificam-se atualmente os resíduos em três classes, quanto à periculosidade, conforme as explicações abaixo:

Classe 1 - Resíduos Perigosos

São aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais, em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, etc.

Classe 2 - Resíduos Não-inertes

São os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.

Classe 3 - Resíduos Inertes

São aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização, não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (degradam-se muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.

Roberto Langanke

Fonte: br

Resíduos Sólidos

RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS



Resíduos Sólidos Urbanos. Depósito Municipiode Resíduos Sólidos de Ijuí/RS Janerio/2012


Resíduos Sólidos Separados e preparados para a reciclagem. Ijuí/RS. Janerio/2012

Em uma sociedade de consumo, como a nossa, é cada vez maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida.

Numa primeira análise podemos pensar em cinco grupos desses materiais: resíduos sólidos (RSD, industriais, comerciais...), líquidos (jogados nos ralos das pias, vasos sanitários, bueiros ou mesmo nos quintais das casas), gasosos (produzidos nas reações de combustão, gases de refrigeração, gases em aerossóis), partículas sólidas dissipadas no ar (fumaças, poeiras, aerossóis...) e pastosos (fezes e lodo de esgoto).

Há uma preocupação especial com os resíduos sólidos produzidos nas cidades, porque são constituídos por restos de alimentos, cascas, podas, etc, chamado lixo úmido. A média no Brasil é de aproximadamente 65%, conforme Pereira Neto (1999). Esses resíduos constituem-se em um dos maiores problemas ambientais, sociais e sanitários, pois, na maioria dos municípios brasileiros, não é gerenciado adequadamente.

Para termos uma idéia da quantidade de resíduos sólidos gerados e descartados diariamente, vamos tomar a cidade de Rond como exemplo, onde cada habitante produz em média 1,0 kg de lixo domiciliar por dia (conforme Franc, 2012). Em termos mais globais, segundo o Cooperativa, a produção per capita é em média 0,6 kg/pessoa/dia.

Se pensarmos que São Paulo tem aproximadamente 18 milhões de habitantes, podemos estimar quanto lixo é produzido em cada dia, cada mês, cada ano e quantos caminhões são necessários para realizar este transporte. Um caminhão compactador tem capacidade para levar em média 9 toneladas ou 15 m3 de resíduos cada vez. Imagine a extensão que deve ter a área onde esse lixo é depositado.

Além da quantidade de resíduos sólidos descartados, é importante pensar que estes são constituídos de diversos materiais, que na maioria das vezes vão para aterros ou lixões a céu aberto.

Pouco pensamos sobre os resíduos sólidos produzidos pelas atividades humanas na zona rural. Na maioria das regiões não existe serviço de coleta para esses resíduos e a sua composição é cada vez mais semelhante aos da zona urbana. É importante lembrar que o lixo úmido, nesse meio, pode ser aproveitado na propriedade para a alimentação de animais ou para adubações.

Resíduos Sólidos Produzidos e Coletados em Seu Município

a) ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA SUA CIDADE

Se aceitarmos que em cada município a produção de resíduos sólidos é de 1,0 kg por pessoa/dia, estime a quantidade de lixo produzido em sua cidade. Você acha esse dado válido pra sua cidade?

Além de sua casa, em que outros locais são produzidos resíduos sólidos?

b) COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM SUA CIDADE

Preparar coletivamente uma entrevista com responsáveis pela coleta de resíduos sólidos, com vistas a quantidade e qualidade da coleta realizada, envolvendo assuntos como:

Quantidade de lixo

Número de caminhões cheios por dia

Número de pessoas envolvidas na coleta e disposição final

Se a coleta é realizada pela prefeitura municipal ou se o serviço é terceirizado

Com que freqüência a coleta acontece

Se há coleta de outros resíduos (que não domésticos), tal como industrial, de serviços de saúde, etc

Para onde são levados os resíduos e se é feito algum tipo de triagem e/ou tratamento

Se as pessoas que trabalham com os resíduos usam alguma medida de proteção (botas, macacões, luvas ou outro)

Fonte: www.projetos.br